Livro "Contabilidade Financeira no Agronegócio" foi desenvolvido no INCONT!

Livro “Contabilidade Financeira no Agronegócio” foi desenvolvido no INCONT!

Sílvio Hiroshi Nakao

Para quem ainda não sabe, o livro “Contabilidade Financeira no Agronegócio” publicado pela Atlas/GEN em 2017, foi escrito com base nas discussões que tivemos em diversas reuniões do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis INCONT/USP, em que tratamos da contabilidade dos ativos biológicos e produtos agrícolas.

Foram discussões interessantíssimas… Muitas coisas nem apareceram no livro, porque foram caminhos percorridos para que pudéssemos chegar ao que está no livro. Sem dúvida, a adoção do CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola representou uma ruptura no conhecimento que tínhamos à época sobre contabilidade rural. É uma abordagem diferente, que segue o raciocínio das características qualitativas da informação em IFRS, que são relevância e representação fidedigna, com destaque para a mensuração a valor justo e o tratamento contábil das plantas portadoras.

As discussões no Grupo sobre ativos biológicos foram bastante acaloradas em relação ao aspecto da mensuração de ativos, mas o livro contemplou bem mais assuntos, e podemos dizer que ele está bastante completo no que envolve a contabilidade financeira no agronegócio, incluindo instrumentos financeiros e tributação.

Enquanto escrevo aqui, fiquei lembrando dessas reuniões, envolvendo vários professores do Departamento de Contabilidade, alunos da Pós-Graduação e da Graduação. Foram momentos muito bacanas, em que parecia haver mais dúvidas do que respostas a cada ponto levantado… Mas essa era sempre a nossa felicidade no grupo, levantar pontos interessantíssimos, como a representação fidedigna do crescimento de um ativo biológico… Acredito que foi isso que nos levou a construir esse livro, colaborativo, cada um com sua bagagem individual de conhecimento, mas com a unidade que foi dada pelas nossas discussões no INCONT.

You must be logged in to post a comment